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Alinhamento

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Alinhamento ou geometria de direção é o ajuste da posição das rodas na suspensão em determinados ângulos, para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir, evitando que o veículo puxe a direção para um dos lados, e que haja desgaste irregular ou prematuro dos pneus. Para um perfeito alinhamento é necessário que todos os componentes da suspensão estejam em bom estado, do contrário impossibilitam a execução do alinhamento.

Balanceamento

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Rodas desbalanceadas significam desgaste para o veículo, danificam os pneus, causando desgaste irregular diminuindo sua vida útil, além de prejudicar os amortecedores forçando-os irregularmente. Constatado a situação de desequilíbrio são aplicadas contra pesos  de chumbos específicos nas rodas para corrigir a distorção. É recomendado ser feito o balanceamento toda vez que for desmontado o pneu da roda para conserto, na instalação de um pneu novo, no primeiro sinal de vibração no volante, quando haver desgaste irregular da banda de rodagem, e preventivamente a cada 7 mil quilômetros rodados.

Embreagem

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A função é absorver as variações bruscas de torque do motor, gerando maior conforto para o motorista durante a mudança de marchas. O conjunto de embreagem é composto pelo platô, disco, rolamento e outros componentes que, com o uso, desgastam-se simultaneamente. Embreagem é o mecanismo que faz o contato entre o motor e o câmbio, tem o disco de embreagem, que é feito com o mesmo material das pastilhas de freio, o platô, que é a mola, e o rolamento, quanto se aperta o pedal de embreagem, platô recua o disco de embreagem, liberando o motor e possibilitando a troca de marcha.

Escapamento

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O escamento é o equipamento responsável pela eliminação dos gases residuais quentes do motor e pela redução dos níveis de ruídos gerados pelos gases queimados na combustão. Na maioria dos casos, a substituição do Escapamento é recomendada quando ele apresenta problemas como trincas ou furos, devido à fadiga do material ou corrosão. O problema pode ser percebido pelo aumento do nível de ruído ou das vibrações e batidas no fundo do carro (em função da quebra do Escapamento).

Amortecedor

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A função do amortecedor é controlar as ações das molas e manter a aderência do pneu ao solo diante de superfícies irregulares, como lombada e buracos. é um dos principais componentes do sistema de suspensão. Instalado junto com as molas em cada uma das rodas. A vida útil do amortecedor é de aproximadamente 30 mil quilômetros, isso em condições normais, rodando na cidade e sem pegar buracos e valetas. É importante verificar o estado do equipamento quando o carro atinge essa quilometragem. Se estiverem vencidos, os amortecedores provocam desconforto, maior desgaste dos pneus e prejudicam a estabilidade.

Freios

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Os sistemas de freio são considerados itens de extrema importância para a segurança do veículo. Possuem componentes como: disco, tambor, pastilhas e lonas de freio, entre outros. Todo o sistema de freios trabalha simultaneamente e tem a finalidade de controlar a velocidade e desacelerar o veículo até a sua parada e imobilizá-lo no momento em que estiver estacionado. Verifique a cada 5000 km. As condições das pastilhas. Caso estejam com espessura inferior a 2 mm, devem ser substituídas. Os discos se estiverem frisados e com espessura inferior ao recomendado, também devem ser trocados.

Suspensão em Geral

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É de extrema importância fazer uma revisão preventiva nos componentes a cada10.000 km. Em geral a suspensão tem em comum, componentes como molas, amortecedores, bandejas, buchas, braços, pivôs, terminais e batentes. Componentes que são prejudicados em sua vida útil devido à exposição a características muito mais severas, encontradas em nossas vias de rodagem. Devido as condições de nossas estradas, agravadas pelas características esportivas de condução dos veículos, o período de substituição dos componentes fica indeterminado, obrigando a revisões periódicas para verificação da necessidade de substituição dos componentes, pois quando os componentes começam a dar sinais de quebra significa que já está no fim de sua vida útil, o que pode colocar em risco a segurança do veículo.

Catalizador

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O catalisador é uma inovação tecnológica que ajuda a combater a poluição do ar, preservando o meio ambiente e melhorando a sua qualidade de vida. O catalisador está localizado no sistema de escapamento, depois do coletor de gases de escape e próximo ao motor para melhor aproveitar a temperatura decorrente da combustão. Um catalisador genuíno, que vem com o veículo novo, tem vida útil média de 80 mil quilômetros. Trincas, quebras e derretimento da cerâmica também são sinais para a troca imediata.

Motor

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Manutenção mecânica do sistema propulsor do seu carro, trata das funções vitais para a confiabilidade do seu automóvel. Como nas pessoas, o motor do carro é o coração da máquina e você sabe como cuidar do seu coração.
A vida útil do motor de um automóvel depende diretamente do cuidado que você tem com a sua manutenção. O filtro de combustível precisa ser trocado entre 30 mil e 50 mil quilômetros. Veja também as correias dentada, do alternador, da bomba d’água, da direção hidráulica e do ar-condicionado a cada 20 mil quilômetros. Elas devem ser substituídas entre 40 mil e 50 mil quilômetros. Verifique as mangueiras do combustível sempre que possível e troque-as quando estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas.

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